quinta-feira, 30 de junho de 2016

Como eu era antes de você – Jojo Moyes
 



                  Que livro lindo!!!
                Esse livro eu comprei pela capa... Sim, sou dessas que muitas vezes entra numa livraria e compra só porque a capa era maravilhosa! A capa é linda... As cores, a imagem... Enfim, comprei e não me arrependi nenhum pouco.
                Começamos conhecendo inicialmente Will Traynor...e já notamos que ele é um executivo, daqueles que consegue tudo sabe? Bonito, ambicioso, rico e tudo o mais que vem nesse pacote...e logo nos deparamos com o acidente que muda sua vida.

                O cenário muda... Passamos para uma cidade de interior, com aquele clima de... cidade histórica e turística, onde tudo gira em torno de castelo antigo.    E aí vem a Lou Clarck...que perde seu emprego após a cafeteria em que ela trabalha fecha.  Lou trabalhou a vida toda nessa cafeteria, namora o mesmo cara há anos... Vive com os pais e sua vida se resume a isso. E mesmo assim, ela é feliz, alegre, divertida... Apaixonante!
                Acontece que, agora que perdeu o emprego, Lou teve que buscar um novo, e é aí que o mundo de Lou e de Will se cruza. Duas pessoas que não podiam ser mais diferentes uma da outra. Will após o acidente fica tetraplégico... E Lou é contratada como sua cuidadora.

                O início do relacionamento deles é bem desagradável. Will é sarcástico, arrogante, fechado. Lou tenta se aproximar, com seu bom humor e suas roupas extravagantes, e várias vezes pensa em larga o emprego, mas a família depende dela.
                Com o tempo isso vai mudando. Os dois se aproximam, descobrem um no outro o melhor deles. E é ai que você passa a conhecer melhor os dois personagens. E apaixona-se por eles. Quando você vêm está preso ao livro, querendo saber como será o desfecho dessa história.         
                Não é uma história de amor incondicional, do amor em si... É uma história de um amor que transforma, que envolve, que abre mundos.




     
                E quanto à adaptação cinematográfica???
                Olha...a Emilia Clarke ficou maravilhosa como Lou!! Interpretou de um jeito magnífico...as expressões e tudo o mais! E o Sam como Will? Fantástico! Trabalhou muito nas expressões faciais!

                As paisagens do filme combinaram perfeitamente com tudo o que é descrito no livro!
                Quanto à história em si, bom, o filme deixou o livro mais leve. Sabe aquelas partes do livro que você passa raiva ou dá aquela vontade de chorar? O filme tira esse peso com um toque de comédia. Toda aquela reflexão quando você lê o livro sobre o que se passa com Will, também não pesa tanto no filme. As dificuldades que a Lou encontra no livro quando busca atividades para Will fazer, também não aparece muito nas telas. AH! Uma parte da históra de Lou em relação ao que aconteceu com ela no Castelo da cidade também ficou de fora do filme.


                Mas...O filme é maravilhoso!!! Vale muito a pena ver Emilia e Sam contracenando juntos, sentir o amor de ambos, que por sinal é bem realista, não é aquele amor que supera qualquer barreira...Acompanhá-los e se emocionar com cada cena e diálogo! 

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

HALF BAD - Sally Green

          Half Bad conta a história de Nathan, um garoto bruxo, que mora com sua vó e seus três “irmãos”, na Inglaterra. Nesse mundo, os bruxos são codificados como sendo bruxos da luz ou bruxo das sombras...e até mesmo meio-código, que são bruxos metade luz e metade sombra. Os bruxos tem até dezessete anos para fazer a chamada atribuição, idade em que eles recebem três presentes e seu dom, tornando-se um bruxo de verdade.
Capa linda! A frente é preta e o verso é branco!
Totalmente conectada à história!
          Nathan ainda está para completar dezessete anos e descobrir a que lado desse mundo pertence - luz ou sombras?
          A mãe de Nathan é uma bruxa da luz, com um dom para cura...e bom, seu pai, Marcus, é o bruxo das sombras mais poderoso e temido entre os bruxos, e desaparecido, sem nunca ter feito contato com Nathan.
          Os bruxos da luz procuram manter um controle sobre Nathan, com receio de que este se torne um bruxo das sombras tão impiedoso e forte como Marcus. Acontece que, conforme vai se aproximando os 17 anos de Nathan, ainda não sabemos para qual lado ele vai...
          Esse livro nos deixa muito curiosos em saber o futuro de Nathan nesse mundo de bruxos, onde todos parecem estar de olho nele. Nathan é um personagem complexo, teimoso, esquentado e charmoso ...descobrindo ainda quem ele é e o que ele quer ser.
          Ainda conhecemos Gabriel, que vai conquistando seu espaço conforme a história avança. Gabriel é um personagem bastante carismático! Conquistou meu coração...hahaha
E Annalise...a paixonite de Nathan...que me deixa intrigada em saber se podemos mesmo confiar nela ou não...
          Half Bad tem uma narrativa rápida, acelerada, que me fez virar folha por folha sem parar. Nos deixa aquela questão, que na verdade é um pouco clichê, de será que os da luz realmente são bons? Será que os bruxos da sombra são realmente assim maus?
          Nos faz querer acompanhar cada passo de Nathan, e descobrir como ele vai enfrentar o destino dele...sim, existe uma profecia na história de Nathan...e como ele vai enfrentar tudo que o aguarda.

          Bruxo de novo? Bom, por mais que se trate de bruxos, e vocês podem pensar cópia de Harry Potter...? Não tem naada a ver!! Sério, a única coisa igual aqui é que existem bruxos, mestiços, félixes – os trouxas de HP, e a Inglaterra...de resto? A trama é totalmente diferente e intrigante e super vale a pena a leitura!