Como eu era antes de você – Jojo Moyes
Que
livro lindo!!!
Esse livro eu comprei pela
capa... Sim, sou dessas que muitas vezes entra numa livraria e compra só porque
a capa era maravilhosa! A capa é linda... As cores, a imagem... Enfim, comprei
e não me arrependi nenhum pouco.
Começamos conhecendo
inicialmente Will Traynor...e já notamos que ele é um executivo, daqueles que
consegue tudo sabe? Bonito, ambicioso, rico e tudo o mais que vem nesse
pacote...e logo nos deparamos com o acidente que muda sua vida.
O
cenário muda... Passamos para uma cidade de interior, com aquele clima de... cidade
histórica e turística, onde tudo gira em torno de castelo antigo. E aí vem a Lou Clarck...que perde seu
emprego após a cafeteria em que ela trabalha fecha. Lou trabalhou a vida toda nessa cafeteria,
namora o mesmo cara há anos... Vive com os pais e sua vida se resume a isso. E
mesmo assim, ela é feliz, alegre, divertida... Apaixonante!
Acontece que, agora que
perdeu o emprego, Lou teve que buscar um novo, e é aí que o mundo de Lou e de
Will se cruza. Duas pessoas que não podiam ser mais diferentes uma da outra.
Will após o acidente fica tetraplégico... E Lou é contratada como sua
cuidadora.
O
início do relacionamento deles é bem desagradável. Will é sarcástico, arrogante,
fechado. Lou tenta se aproximar, com seu bom humor e suas roupas extravagantes,
e várias vezes pensa em larga o emprego, mas a família depende dela.
Com o
tempo isso vai mudando. Os dois se aproximam, descobrem um no outro o melhor
deles. E é ai que você passa a conhecer melhor os dois personagens. E apaixona-se
por eles. Quando você vêm está preso ao livro, querendo saber como será o
desfecho dessa história.
Não é uma história de amor incondicional, do amor em si... É uma história de um amor que transforma, que envolve, que abre mundos.
E quanto à adaptação
cinematográfica???
Olha...a Emilia Clarke
ficou maravilhosa como Lou!! Interpretou de um jeito magnífico...as expressões
e tudo o mais! E o Sam como Will? Fantástico! Trabalhou muito nas expressões
faciais!
As
paisagens do filme combinaram perfeitamente com tudo o que é descrito no livro!
Quanto à história em si,
bom, o filme deixou o livro mais leve. Sabe aquelas partes do livro que você
passa raiva ou dá aquela vontade de chorar? O filme tira esse peso com um toque
de comédia. Toda aquela reflexão quando você lê o livro sobre o que se passa
com Will, também não pesa tanto no filme. As dificuldades que a Lou encontra no
livro quando busca atividades para Will fazer, também não aparece muito nas
telas. AH! Uma parte da históra de Lou em relação ao que aconteceu com ela no
Castelo da cidade também ficou de fora do filme.
Mas...O
filme é maravilhoso!!! Vale muito a pena ver Emilia e Sam contracenando juntos,
sentir o amor de ambos, que por sinal é bem realista, não é aquele amor que
supera qualquer barreira...Acompanhá-los e se emocionar com cada cena e
diálogo!

